Amar ao Próximo

Amar ao Próximo

Amar ao Próximo


"Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor."
(Levítico 19:18)

Amar ao Próximo



Quando Jesus falou sobre o bom samaritano respondia uma pergunta que um certo doutor da lei fez tentando se justificar: "E quem é o meu próximo?" (Lucas 10:29)

Jesus explicou que o nosso próximo é - em outras palavras - a próxima pessoa que precisar do nosso amor, por isto está escrito: amarás ao teu próximo.

Pois bem, quando nós olhamos para palavras como "Jesus te Ama", "Deus é Amor" ou ainda "Amar ao próximo como a ti mesmo", nós imaginamos que este é um conceito novo, que Jesus trouxe, que faz parte do Tempo da Graça, e não do Tempo da Lei, que aos Israelitas estava certo que era tudo na base do "dente por dente, olho por olho". Mas a verdade é que quando pensamos assim estamos redondamente enganados! A Palavra acima já nos ensina que Deus não desejava um povo vingativo, mas sim um povo que soubesse amar.

Amar ao próximo portanto não é novidade, mas é algo que Deus sempre buscou ensinar aos homens, não com palavras apenas, mas principalmente com exemplo. Exemplo máximo foi a entrega de seu Filho Amado - Jesus Cristo - para pagar pelos nossos erros e nos tornar justificados diante de Deus. Quando Deus fez isto Ele estava dizendo a humanidade: É disto que Eu estou falando: de Amor!

Sabe, é difícil ensinar amor, Deus que é Mestre por Excelência nos ensinou da melhor maneira: através de Seu exemplo, mas as palavras não expressam sozinhas a dimensão e o poder do Amor. Não basta falar que ama, precisa demonstrar, não basta demonstrar amor, é necessário estar pronto a morrer, se preciso. Mas o que é estar pronto a morrer? É estar pronto a por um fim na vida, se necessário. E como isto é possível, como se realiza? Acontece todas as vezes que para demonstrar amor nós deixamos de viver para nós mesmos e passamos a viver uma outra vida: passamos a viver a vida que Jesus viveria se estivesse na terra em nosso lugar. Isto é morrer por amor. Na verdade uma outra maneira de entender este princípio é: vivendo por amor a Cristo. É permitir que Jesus viva a nossa vida, que a ressurreição de Cristo se cumpra através de nossa vida.

É permitir que Jesus complete o Seu ministério atuando através de nossas mãos, olhos, pés, mente e coração. Isto é Amar ao Próximo como a ti mesmo!

Perguntas para Reflexão:


1) Estou amando ao próximo como a mim mesmo?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 19 de Levítico, ele tem muitos outros versículos extremamente práticos e relevantes para nossa vida.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.