O Livro de Números e a Incredulidade do Ser Humano

incredulidade
Olhar sem Aceitar que a Palavra de Deus é a verdade é deixar de enxergar a realidade


Livro de Números


"Falou mais o SENHOR a Moisés no deserto de Sinai, na tenda da congregação, no primeiro dia do segundo mês, no segundo ano da sua saída da terra do Egito, dizendo: Tomai a soma de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, conforme o número dos nomes de todo o homem, cabeça por cabeça;" (Números 1:1-2)

Incredulidade



Iniciamos hoje a leitura e reflexão a respeito da Palavra de Deus que está registrada no livro de Números, e por mais que comece com a contagem do povo o fato é que no início este não era o nome deste livro, ele era conhecido pelos israelitas por "No Deserto". Se pensarmos a respeito dos nomes podemos entender muita coisa, pois aqui encontramos o relato de duas contagens dos filhos de Israel que foram ordenadas por Deus, bem como de sua caminhada no deserto e de como se rebelou contra o seu Deus.

Deus ordenou a contagem do povo de israel e nesta contagem foi apurado que haviam mais de seiscentos mil homens com vinte anos ou mais, prontos para ir a guerra. Eles estavam se preparando para conquistar a terra prometida, e esta informação não era desconhecida para Deus, mas sim dos israelitas e Deus desejava acrescentar a fé deles. Veja que Deus não estava limitado pela quantidade de soldados, mas os israelitas estavam limitados pela qualidade da sua fé. Eles ainda eram crianças - espiritualmente falando - na fé. Alguém poderá então dizer: - "Mas eles já haviam presenciado vários milagres e maravilhas, como poderiam ser crianças na fé?" Pode parecer estranho mesmo, no entanto, a fé não vem pelo que podemos ver, mas sim de ouvir e aceitar as verdades contidas nas Palavras de Deus. Ao que resiste a verdade por mais que veja não crê, pois não aceita a verdade para ser liberto da mentira, do engano e das principalmente dúvidas.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." (Hebreus 11:1)


Não há mérito algum em ver para crer. Eu vou repetir, pois é muito importante: Não há mérito algum em ver para crer.
Isto qualquer um pode fazer, certo? Errado, nem mesmo vendo o homem pode crer, se o seu coração for mal, e de Deus não alcançar misericórdia.

A contagem do povo de Israel torna claro que Deus já estava cumprindo as promessas que havia feito a Abraão, Isaque e Jaco. Ele estava tornando sua descendência numerosa como as estrelas no céu. Ao cumprir uma promessa Deus espera que nós possamos exercitar nossa fé, e pelo exercício da fé nos fortalecermos e desta maneira realmente confiarmos mais nEle. Este livro fala de fé, de acreditar em Deus independente do que os seus olhos podem ver, este é nosso desafio de cada dia, mas será muito mais fácil se colocarmos nosso coração diante de Deus com o desejo de agradar Àquele que tem cuidado de nós com tanto amor e carinho.

Confie em Deus enquanto não pode ver sinais de que a vitória está próxima, pois mais feliz é aquele que crê sem ter visto.

"Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." (João 20:29)

Olhar - sem Aceitar que a Palavra de Deus é a verdade - é deixar de enxergar a realidade.

Gilliard Lima

Perguntas para Reflexão:


1) Acredito em Deus sem depender do que estou vendo, ou somente por meio de sinais, maravilhas e depois de ter recebido o cumprimento da promessa?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 1 de Números.


- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.