Reflexão: A Recompensa dos Corajosos

Reflexão: A Recompensa dos Corajosos

A Recompensa dos Corajosos


"Acabando, pois, de repartir a terra em herança segundo os seus termos, deram os filhos de Israel a Josué, filho de Num, herança no meio deles. Segundo o mandado do Senhor lhe deram a cidade que pediu, a Timnate-Sera, na montanha de Efraim; e reedificou aquela cidade, e habitou nela." (Josué 19:49-50)

Retomamos hoje nosso projeto de publicar uma reflexão sobre cada capítulo da Bíblia, e com este pensamento em mente apresentamos aqui uma breve reflexão inspirada nos versículos 49 e 50 do capítulo 19 do livro de Josué.

A Recompensa dos Corajosos



Josué, filho de Num, servo de Moisés, foi o israelita que Deus escolheu para fazer com que o seu povo tomasse posse da terra prometida. Quando Deus falou com ele (Josué 1) lhe deu várias orientações, que Ele se esforçou por cumprir:

"levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel."

Josué recebeu uma missão muito bem definida, que ele cumpriu seguindo a direção de Deus.

"Esforça-te, e tem bom ânimo;"

Não foi fácil, e Deus não disse que seria fácil, disse que ele deveria ser forte e ter bom ânimo. Nós também participamos no nosso dia a dia de uma luta constante e não sairemos vitoriosos se não nos esforçamos, se não tivermos bom ânimo. A Palavra de Deus nos afirma em Provérbios que se nós nos mostrarmos frouxos no dia de nossa angústia então a nossa força será pequena.

"para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares."

O maior esforço do servo de Deus não é para guerrear, mas para se manter fiel a Deus, pois a vitória não vem de nosso poder, inteligência ou habilidade, mas sim da nossa fidelidade. Se nós nos mantivermos firmes no propósito de cumprir a vontade de Deus, de acordo com a Sua Palavra Ele mesmo nos recompensará.

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido."

Só há um meio de permanecer fiel: trazendo a mente diariamente as verdades contidas na Palavra de Deus.

"não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

Para se levantar, se esforçar e lutar é necessário coragem. Coragem de ter opinião, coragem de enfrentar uma situação, de defender sua fé, de acreditar. Coragem! Esta é uma característica que a cada dia fica mais deturpada no ser humano, pois sobra coragem para muitos quando o assunto é fazer algo errado, mas estas mesmas pessoas morrem de medo de fazer algo certo. As pessoas não tem coragem de fazer o que é correto.

Falta coragem para buscar a Deus, para elogiar, para amar, para acreditar, para esperar, para reconhecer. Mas não falta coragem no ser humano para julgar, criticar e mentir.

Se você perguntar em um grupo de pessoas se elas aceitam o desafio de desobedecer a uma lei de trânsito para ganhar R$ 10,00 rapidamente se levantará dois ou três disputando a nota, agora se lançarmos o desafio de obedecer a Palavra de Deus para ganhar a Vida Eterna é certo que dificilmente encontraremos um "corajoso".

Se mencionarmos o Nome de Jesus em público logo se manifestam aqueles que como Pedro negam imediatamente que o conhecem. Somente mediante o agir do Espírito Santo de Deus nós podemos ter verdadeiramente Coragem para fazer o que é certo, foi assim com o apóstolo Pedro, e é assim com cada um de nós.

A Coragem que tem Recompensa de Deus é aquela que te faz permanecer fiel. Uma coisa é certa: Deus não deixa de recompensar os seus servos Corajosos, assim como fez com Josué deseja fazer com cada um de nós, para isto precisamos apenas continuar firmes, nos esforçando e tendo bom ânimo, confiando e aprendendo mais sobre a sua Santa Palavra todos os dias.
O mais Ele fará.

Gilliard Lima

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho sido corajoso para o bem ou apenas para fazer o que é mal?

Fonte de Sabedoria


Leia hoje o capítulo 19 do livro de Josué.


- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.