Vontade de Deus x Permissão de Deus

Reflexões Evangélicas


Vontade de Deus x Permissão de Deus


"Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu; Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar." (Juízes 2:21-22)


Vontade de Deus x Permissão de Deus



Permissão de Deus não é o mesmo que Vontade de Deus. No Capitulo 2 de Juízes, lemos que, depois que o povo de Israel tomou posse da terra não cumpriram a aliança que fizeram com Deus. A desobediência gerou grande pranto e sofrimento.

Deus levantou Juízes –pessoas que o temiam - para lembrar ao povo seus mandamentos, porém a rebeldia o levavam a desobedecer e continuavam a adorar deuses pagãos.

Por causa disso Deus se irou e permitiu que os seus inimigos os afligissem e os saqueassem.
Deus não destruiu as nações inimigas de Israel para os por em uma prova, usando essas nações para os afligir, como castigo a desobediência.
Deus permitiu que eles passassem por momentos difíceis.

Por mais estranho que pareça esta não foi uma escolha de Deus, foi antes uma escolha do Povo de Israel. Eles escolheram trilhar o caminho da Permissão de Deus.

Quando escolhemos não dar ouvidos aos conselhos de Deus, a sua Palavra e aos seus mandamentos e advertências, estamos escolhendo a permissão de Deus.

A permissão de Deus não é o caminho difícil no começo, pois é mais cômodo, não exige renúncia nem precisa de um grande esforço, mas normalmente depois de um tempo implicará em muito sofrimento ao longo da caminhada.

Veja que o Povo de Israel começou desobedecendo e lhes pareceu muito bom este caminho, mas eles estavam agindo errado, estavam se esquecendo do Deus que os havia levado até ali, então Deus levantou um inimigo para confrontar o seu pecado, e eles passaram a colher o que haviam semeado durante muito tempo.

Afasta-se de Deus, buscando e colocando ‘’coisas’’ em seu lugar, certamente essa não é a vontade Dele para as nossas vidas, Ele permite, porém por nos amar tanto Ele nos põe a prova para chamar nossa atenção, para que voltemos a sua presença.
Há um caminho melhor, que nos leva em Paz para os braços de Deus, e este é o Caminho da Vontade de Deus.

E qual é a vontade de Deus? Que coloquemos Ele em primeiro lugar nas nossas vidas.
Que não busquemos sua presença somente em momentos de aflição e sofrimento, mas em todo o tempo.
Que sejamos não apenas servos ou filhos, mais também seu melhor amigo.

Quando você está caminhando na vontade de Deus Ele o livra de seus inimigos.
No começo não é fácil, mas quando aprendemos a caminhar descobrimos a riqueza que é permanecer na Vontade de Deus.
As recompensas são Grandes e Eternas para quem trilha este caminho.

Luciana Eller

Perguntas para Reflexão:


1) Deus está me livrando dos meus inimigos ou os está usando pra me ensinar?

2) Estou passando por situações difíceis por estar me afastando da vontade de Deus?

3) Estou vivendo na vontade de Deus, ou na permissão Dele?

Fonte de Sabedoria


Leia hoje o capítulo 2 do livro de Juízes.


- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.