Senhor das Memórias

senhor das memórias


Senhor das Memórias


"E assim os filhos de Israel não se lembraram do Senhor seu Deus, que os livrara da mão de todos os seus inimigos ao redor. (Juízes 8:34)." ()

Frases


Nossa memória é fantástica. A capacidade de armazenar fatos e dados é extraordinária. Passamos a vida aprendendo, e todo novo dia significa um novo aprendizado, e tudo isto fica bem guardado em nossa memória. Fato é que mais importante que lembrar é a capacidade de esquecer, pois sem isto nossa vida seria muito difícil. Imagine que uma pessoa não consiga esquecer nada, então isto significa que não poderá esquecer nenhum dos acontecimentos ruins de sua vida, nem mesmo se distanciar deles, pois eles estariam ali em sua mente, fortes e vivos como no dia em que ocorreram. Esquecer não é ruim. Ruim é esquecer o que precisamos lembrar.

Os Israelitas (e nós também) eram muito bons em esquecer, e como sabemos eles normalmente se esqueciam do que precisavam lembrar (novamente: e nós também). Eles se esqueciam da dor que passavam quando debaixo do jugo do pecado, se esqueciam das bençãos que haviam recebido, e o pior de tudo: se esqueciam do Senhor, o Deus de Israel.

A verdade é que nos angustiamos ao ler a história do Povo de Israel e ver que eles continuamente agiam assim:

1º Nos momentos de dificuldade clamavam a Deus,
2º Deus os ajudava,
3º Se esqueciam de Deus.

Nos angustiamos, mas fazemos exatamente da mesma maneira.

Afinal de contas, o que fazer para sairmos deste ciclo desastroso? O que diz a Palavra de Deus sobre isto, como podemos abandonar este pecado tão vil?
Como sempre a Palavra de Deus tem sim a Solução:

"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti." (Salmos 119.11)

Ou seja, guarde a Palavra, a Mensagem que Deus nos entregou, em seu coração.
E como fazer isto se vivemos nos esquecendo a todo momento? É simples, você precisa guardar a Palavra de Deus em seu coração em uma quantidade suficiente todos os dias para vencer sua "habilidade" de esquecer. Guardar mais do que Esquece.
Veja bem: Se todo dia esqueço um pouco, do que vou me lembrar? Do que estiver guardando em meu coração.

Imagine agora que dia após dia você tem alimentado sua memória com muita informação, estudando muitas coisas, mas não tem lido nada da Palavra de Deus, o que podemos concluir?
Que com o passar do tempo a Palavra será esquecida, e não terá "espaço" em sua memória (e em seu coração não permanecerá também). Que isto não aconteça!

Para não nos afastarmos de Deus precisamos dia após dia nos lembrar dEle, de Sua Palavra, de onde Ele nos tirou e de como nos abençoou.

A realidade é que nossa fé (e nossas lembranças) se firmam sobre o material com o qual estamos construindo.
Se eu oferecer alimento espiritual (a Palavra de Deus) para meu coração, ele por fim será cada dia mais espiritual.

Nós nos esquecemos do que não faz parte da nossa vida, da nossa rotina, do nosso dia a dia. Em tempos modernos acabamos por viver em função da tecnologia, e ela rouba de nós o tempo, o tempo que deveríamos dedicar a nossa família e ao nosso Deus.

Então, lembre-se:
Acesse a Palavra de Deus diariamente
Curta cada minuto na Presença de Deus
Compartilhe sua vida com Deus
Mas acima de tudo: Não perca a conexão com o Teu Deus.

Você é senhor de suas memórias, você é quem as tem tornado tal qual elas são hoje. Se elas são rebeldes e maldosas, a culpa é sua.
Se elas são corretas e bondosas o mérito também é seu, pois o que permanece em sua memória é aquilo que você realmente dá valor.
Alguém pode dizer: "Eu valorizo a Palavra de Deus", mas não poderá se enganar quando olhar para suas memórias e descobrir que a Palavra de Deus não está lá.

"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti." (Salmos 119.11)

Nossa memória (e nossa fé) se fundamenta sobre o que mais dermos ouvido.
Se ouvirmos mais a voz do mundo ficaremos cada dia mais parecido com ele, e nos esqueceremos do Deus Vivo.
Se - por outro lado - ouvirmos a Voz de Deus, cada dia seremos mais parecidos com Ele.
E nunca - nunca - nos esqueceremos de nosso Bom Deus.

Gilliard Lima

Reflexão


Estou refletindo sobre a Palavra de Deus o suficiente para guardar Ela em meu coração? Ou estou tão devagar que dia após dia menos encontro dela em minha memória?

Leitura Bíblica Diária


Leia hoje o capítulo 8 do livro de Juízes


Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.