Compaixão

Compaixão

Sentir a dor de outra pessoa. Diferente de empatia a compaixão tem seu foco definido: compartilhar da mesma dor, do mesmo sofrimento que outra pessoa está sentindo. A primeira vista não parece ser algo fácil de ser encontrado nos nossos dias, afinal de contas quem se comove? Quem se importa com a dor do outro? Quem está disposto a compartilhar dor? Todos querem sorriso e alegria, boas anedotas para rir até que suas próprias memórias sejam suprimidas. Para isto ligamos a televisão, o celular e vamos ao cinema. Para compartilhar alegria. E o que é que há de errado nisto? (Alguém certamente está fazendo esta pergunta agora) E a resposta é: Nada! Se temos motivos para sorrir, se podemos sorrir, se sorrir é o melhor remédio, então vamos sorrir o máximo possível. Não é este o problema. Então qual é o problema? O problema é quando não conseguimos chorar com os que choram, pois não estamos dispostos a abandonar nosso orgulhoso estado de felicidade para ter compaixão. O problema é quando queremos nos aproveitar apenas do lado bom de cada pessoa ignorando que ela também tem um coração que pode estar apertado, e sofrendo. O problema é quando nos esquecemos que era na saúde e também na doença, na riqueza e também na pobreza, nos momentos bons e ruins. O problema é que não estamos disposto a ter compaixão, nos tornamos inimigos declarados da compaixão, no máximo sentimos pena.

Decida-se hoje a mudar. Comece a exercitar a compaixão. Olhe para os que estão sofrendo não com o coração cheio de orgulho com sentimento de pena, imaginando que nunca passará por esta situação. Olhe e veja que poderia - ou poderá um dia - ser você nesta mesma situação. Como você gostaria - ou gostará - de ser tratado. Ninguém gosta de ver seus sentimento ignorados e brutalmente desqualificados. Chore com os que choram, e no dia em que eles sorrirem você fará parte da felicidade deles, será mesmo o motivo dela, e ninguém poderá tirar isto de você!

Gilliard Lima

"Então eles destruíram os deuses estrangeiros que havia entre eles e serviram somente ao Senhor. E o Senhor já não pôde mais conter a sua compaixão por causa da angústia de Israel!" (Juízes 10.16)


Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.