Turbinando a Memória - Parte 5



Reflexões Evangélicas

Frases Evangélicas

Conforme prometido vamos explicar uma super técnica direcionada a todos os que precisam memorizar fórmulas para passar em um concurso ou vestibular. Trata-se de uma técnica de memorização bem simples que irá tornar a sua memória excelente para as acabar de vez com toda preocupação com matemática, física, química e tudo o que tiver necessidade de conhecer fórmulas.
Para que a sua memória fique melhor é necessário que você apresente os dados de forma interessante: animais falando, frutas que andam e tudo o que apenas acontece na imaginação das crianças. Alias é por isto que a memória delas é muito melhor que a nossa: Deixamos de ser crianças, envelhecemos, e agora estamos ficando enferrujados  :)   Hoje mesmo no entanto você poderá começar a turbinar a sua memória, ok?
Antes de continuar é necessário que você faça a leitura do artigo Turbinando a Memória - Parte 3 e Turbinando a Memória - Parte 2 antes de continuar e procure acessar periodicamente a página pois contem uma tabela muito importante que você precisa ter na ponta da língua. Após conhecer a tabela do alfabeto e a dos dígitos basta aprender a tabela dos sinais, logo abaixo, e pronto! Estaremos aptos a memorizar qualquer fórmula!
Veja a tabela abaixo, ela não é difícil de memorizar, basta usar um pouco a imaginação. Para cada sinal há um objeto correspondente. É através deste objeto que iremos conseguir guardar as fórmulas.

Sinal Objeto

Igual           Banana
Divisão         Maça
Multiplicação Melancia
Soma Abraço
Subtração Empurrão
Abre Parênteses Pai
Fecha Parênteses Mãe
Raiz Quadrada Raiz
Potenciação Armário
Mais ou Menos Um abraça o outro empurra

Com certeza você deve estar um pouco confuso, mas confie em mim, esta técnica é muito boa. Vamos para alguns exemplos, mas antes gostaria de lhe dizer que o principal motivo para não retermos algumas formulas se deve a não ter nenhum significado para nós, de forma que não chama a atenção do "hemisfério direito" de nosso cérebro. Então vamos colocar ele para trabalhar, acompanhe comigo:

Vamos primeiro a uma formula muito conhecida e na verdade até fácil, mas que irá nos auxiliar a entender o método:

E=MC²

Se você tiver visto a tabela do alfabeto lembrará que:

E   é   Elefante
=   é   Banana
M  é   Macaco
C   é   Cobra
²   é   representado pelo simbolo de potencia e pelo digito 2 então:  Armário Correndo

Basta Imaginarmos a seguinte cena:

Um elefante se alimentando de uma banana. De dentro da banana sai pulando um Macaco. O Macaco é engolido por uma cobra. A cobra é atropelada por um armário que vinha correndo.

Pronto temos a fórmula, agora precisamos guardar ela em algum lugar e o melhor lugar é no seu próprio corpo! Sim, isto mesmo, você precisa associar a imagem a uma parte do seu corpo. E como fazer isto? Simples, vamos escolher agora o dedão do seu pé (poderia ser qualquer outra parte), e associar o primeiro da lista com ele, no caso o Elefante: Imagine o Elefante dando um pisão no seu dedão! Dúvido que vai esquecer desta. :)

Outra fórmula:

V = Vo + a X t

V   é   Veado
Vo é  um Veado Cozinhando (pois o digito 0 é representado pela ação de cozinhar)
=    é   Banana
A    é   Abacaxi
X    é   Melancia  (multiplicação)
t     é   Tatu

Desta vez já vamos imaginar a cena em um determinado lugar de nosso corpo:

Em cima do seu joelho, Um Veado (animal) está pastando quando aparece outro Veado Cozinheiro com um caldeirão e mexendo um cozinhado de banana. Ele está ainda lambendo os "beiços" quando a Banana pula do caldeirão e sai correndo atrás de um Abacaxi. O Abacaxi foge e tromba com uma Melancia enorme que nem se incomoda com o abacaxi, pois ela está discutindo com um Tatu.

Imagine a cena e pronto, estará gravado!

Você pode associar fórmula ao seu cabelo, nariz, orelha, boca, dente, olhos, a cada dedo, joelho, etc. Basta usar a imaginação e a sua memória não falhará. Apenas se lembre de durante alguns dias treinar as três tabelas, ler elas uma ou duas vezes por dia ajudará bastante e dentro de algum tempo você já terá ela fixada na sua mente por muitos anos. Pode acreditar, funciona exatamente assim.

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.