Amigo Fiel - Gênesis 25

Amigo Fiel

Amigo Fiel


"E Isaque orou insistentemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca sua mulher concebeu." (Gênesis 25.21)

Desenvolvendo uma Amizade


Isaque conhecia o Deus de Abraão, seu pai. E ao entender que não podiam ter filhos passou a falar "insistentemente" ao Senhor para que Ele retirasse este impedimento. Isaque conhecia as promessas de Deus, sabia que elas afirmavam que ele teria descendência. Diante disto imaginamos que ele poderia ficar "descansando", e aguardando sem nada fazer, mas o que Isaque fez? Isaque orou.

Uma lição que precisamos aprender é que quando algo não está bem, quando as circunstâncias estão contra as promessas, o que precisamos fazer é antes de tudo orar com insistência. Ter promessas não nos dá o direito de ficar inertes, parados, só aguardando, sem nada fazer. Ter promessas nos dá o direito de pedir pelo cumprimento delas. Esta é a melhor atitude nestes momentos.

Orar - nos bem sabemos - é falar com Deus. Isaque não passou vinte anos se lamentando diante de Deus perguntando: Porque?
Isaque - ao contrário - passou vinte anos falando com Deus, cultivando um relacionamento de amizade com Deus. Isaque não tinha o objetivo de "incomodar" Deus, mas sim de falar com Deus constantemente sobre o que estava em seu coração.

Notório é o fato que ele não orou insistentemente por uma semana, nem por um mês ou mesmo por um ou dois anos, ele orou insistentemente por vinte anos! Quando ele começou a orar tinha 40 anos, quando sara concebeu ele tinha 60 anos, confira no capítulo 25 do livro de Gênesis. O que nos vemos aqui é que os que alcançam as promessas são aqueles que não desistem, que insistem, que perseveram até o fim. Este é o sentimento que se tivermos em nosso ser nos levará a receber as maiores, melhores e mais valiosas bençãos de Deus. Fiquemos, pois, firmes. Retenhamos firmes a nossa fé. Firmados na fé seremos não apenas homens e mulheres abençoados por Deus, mas também - o que é mais importante: Amigos de Deus.

Perguntas que geram Reflexão


1) Minha oração é para obrigar Deus a me atender, ou para desenvolver minha amizade com Ele?

2) Deus é meu amigo. E eu, tenho sido amigo de Deus?

Reflexão que gera Atitude


1) Leia o capítulo 25 de Gênesis.

2) Comece a orar insistentemente a respeito das promessas que Deus tem feito. Não ore como se questionasse (Porque?), ore confiando que Deus é um Amigo Fiel, e também um Pai Amoroso, e Ele ouvirá a sua oração.

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.