O Espelho da Alma

O Espelho da Alma

Como são as pessoas deste mundo?


"Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu. (...) E o povo creu; e quando ouviram que o Senhor visitava aos filhos de Israel, e que via a sua aflição, inclinaram-se, e adoraram."
(Êxodo 4.1,31)

O Espelho da Alma



Moisés havia dito: Eis me aqui, agora porém começava a retroceder. Mil e uma dúvidas estavam abalando a sua confiança. Desculpas começaram a aflorar em sua mente. E ele se lembrou de quando estava no Egito e foi rejeitado pelos filhos de Israel. Diante de tudo isto ele pensou naquele povo e viu eles através desta lente que ampliava os seus medos e ofuscava a sua fé, e o que ele viu? viu um povo incrédulo e de ouvidos fechados para a verdade, ou seja, um povo em um estado igual ao que ele estava naquele momento, viu um povo que não acreditaria nas Palavras de Deus.

Aqui observamos uma característica muito interessante da mente humana: nós vemos o mundo através da lente de aumento que reflete a nossa situação atual.

Isto pode parecer banal, mas não é! É muito importante! Revela a verdade sobre como nós somos, como estamos atualmente.

Como você vê o mundo? Como vê a igreja? Como vê as outras pessoas?

Pare agora um instante e pense a respeito.

Qual a característica mais marcante das pessoas que estão ao seu redor? São felizes, honestas, batalhadoras, mentirosas, fofoqueiras, inteligentes, abençoadas, determinadas, sofredoras, incrédulas, egoístas, difíceis, impacientes, teimosas, críticas, medrosas, infelizes, amorosas ou obstinadas?

Como você vê o mundo?

Um lugar de dor, sofrimento e tristeza, ou um lugar de aprendizado, experiência e crescimento?

Como você vê a igreja?

Fonte de alegria, salvação e esperança, ou fonte de julgamento, luta e desentendimento?

Como você vê as outras pessoas?

Seres para serem amados ou para serem evitados? Certos ou errados?

Pois eu posso lhe dizer com toda certeza que você não pode ver nas outras pessoas algo que não esteja presente em sua própria mente. Calma, eu explico: para que nós possamos ver algo precisamos ter uma representação mental deste "algo". Não entenderia uma só palavra deste texto se em sua própria mente não tivesse um sistema que representasse cada uma das letras, sílabas e palavras que aqui estão.

Quanto mais algo está em nossa mente mais nossos olhos o detectarão com mais facilidade durante nossa vida. Vejamos alguns exemplos: a partir do momento que você compra um carro, ou mesmo começa a pesquisar por ele, parece que ele começa a te perseguir, começa a ver muito mais carros do mesmo tipo em todo lugar. Porque? Por que vemos com mais facilidade o que também está dentro de nós. E isto pode se aplicar a todo tipo de produto, atitude ou sentimento.

Nossa visão é sempre proporcional a nossa representação mental. Se tenho muita "informação maliciosa" em minha mente tudo que eu ouvir, olhar ou falar terá muito mais chance de ser interpretado com maliciosamente. Se por outro lado tenho muita "informação financeira", vou olhar para tudo com olhos de quem sabe - ou quer - ganhar dinheiro.

Isto é muito revelador, é uma forma correta de reconhecer quem sou eu, e a maior "dica" que você terá nesta terra sobre como você está. Veja o caso de Moisés, ele acreditou que o povo não creria, mas quem não estava crendo era ele mesmo. Ele pensou que não dariam ouvidos, pois na verdade o próprio Moisés não estava dando ouvidos a voz de Deus naquele exato instante. Foi necessário uma ação mais "contundente" da parte de Deus, e o apoio de seu irmão Arão, para que ele prosseguisse em sua missão.

E ao final do capítulo fica claro que o "olhar" de Moisés não coincidia com a realidade, pois o povo creu - e deu ouvidos - as Palavras de Deus.

Você pode estar se perguntado, então se é assim, se os meus "filtros internos" estão errados, se eu não estou vendo certo, o que posso fazer para corrigir isto? Qual é o colírio que limpará minha visão? E a resposta é: a Palavra de Deus, ela, unicamente ela, pode lhe dar uma visão perfeita da realidade. Busque este colírio, busque com todas as suas forças, para que ela possa limpar toda e qualquer distorção da verdade que tenham até agora afetado seu bom julgamento. Se você a buscar de coração Deus lhe dará uma nova visão, a visão dEle sobre tudo o que se passa por aqui.

Não termine de ler esta reflexão sem fazer uma rápida análise sobre como tem sido o seu olhar, e veja que ele pode ser um excelente espelho que você sempre terá para ver quem é você na realidade.

"Portanto, és inescusável quando julgas, ó homem, quem quer que sejas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu, que julgas, fazes o mesmo." (Romanos 2.1)

Perguntas para Reflexão:


1) Se minha opinião sobre os outros é um espelho do que sou, o que eu estou vendo?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 4 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas

Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.