Por que me Enviastes?

Por que me Enviastes?

Por que me Enviastes?


"Então, tornando-se Moisés ao Senhor, disse: Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?"
(Êxodo 5.22)

Pensando Errado



Moisés estava diante de um problema: Ele havia feito o que Deus lhe mandou fazer, porém não estava vendo o resultado que esperava ver. Este mesmo problema nós enfrentamos muitas vezes, pois buscamos pela aprovação imediata de nossas ações, queremos colher assim que plantamos. Queremos tudo ao nosso tempo.

Deus falou com Moisés e Arão e os enviou até o Faraó para dizer a ele: "Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto." (Êxodo 5:1) Porém, ao invés de obter a liberação do povo, conseguiram que eles fossem mais atribulados do que já estavam sendo antes deles irem a Faraó. O povo imediatamente ficou indignado contra Moisés e Arão. Neste momento Moisés foi falar com Deus e em seu coração havia muita frustração, e foi por isto que ele se expressou desta maneira: "Senhor! por que fizeste mal a este povo? por que me enviaste?"

Nos momentos em que a frustração nos envolve é comum esta reação, e ela expressa dois erros que precisamos evitar:

Pensamos errado sobre o agir de Deus - Moisés perguntou a Deus por que Ele havia feito mal ao povo, imaginando que ter a simpatia de Faraó poderia resultar em algum benefício. Deus não queria que o povo se tornasse "amigo do Egito", mas que rompesse os laços definitivamente com aquela maneira de viver.

Pensamos errado sobre o nosso agir - Moisés não havia entendido exatamente qual era sua missão, e somente as constantes intervenções de Deus iriam fazer com que ele passasse a andar conforme a vontade de Deus.

Moisés cometeu estes dois erros, mas ele fez algo extremamente correto: ele foi falar com Deus. Se nós estivermos enfrentando uma frustração, pode até ser que não tenhamos as palavras corretas, mas a atitude incomum que nos levará ao caminho certo é: Falar com Deus. Ele tem as respostas que nós tanto buscamos, e sabemos que aquele que pede recebe e aquele que busca encontra.

Se olharmos para a dor, a aflição e as frustrações logo nos veremos lutando contra Deus, pensando de uma maneira errada sobre quais são seus planos para nós. Precisamos confiar que Deus está certo, não importa o que aconteça. Confiar que a semente da fé ao ser plantada não germina automaticamente, mas os seus frutos são permanentes.

Muitas vezes não entendemos por que Deus nos enviou, por que não foi outro? A resposta não está disponível logo de início, muitas perguntas estão sendo respondidas através das atitudes que iremos tomar no decorrer dos dias e anos que ainda iremos viver. Deus tem nos enviado para uma missão específica - quem não conseguimos ver em sua plenitude - por um motivo específico. Não é para outra pessoa, é para você e para mim, é para aqueles que Deus escolheu enviar, então a nós nos basta confiar que Deus tem toda sabedoria para fazer as melhores escolhas. Se Deus te escolheu Ele tem seus motivos, não discorde da Sabedoria de Deus!

É comum não entender o agir de Deus (nem mesmo entendemos nosso próprio chamado) quando enfrentamos uma crise. É comum, mas nós não fomos chamados para ser alguém comum, alguém que é igual a todo mundo. Nós fomos chamados para ser diferentes, para fazer a diferença, para viver de uma maneira diferente. Então a partir de hoje, quando o resultado de sua fé não aparecer imediatamente, não faça como todas as outras pessoas que se martirizam como se tudo estivesse perdido, faça algo diferente: Fale com Deus e acima de tudo Acredite em Deus na confiança que Ele sabe o que está fazendo!

Perguntas para Reflexão:


1) Estou frustrado? Qual tem sido minha reação diante da frustração?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 5 de Êxodo para ter um entendimento mais profundo desta reflexão.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões Evangélicas

Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.