O Tamanho do Meu Universo


Tamanho do Universo


O Tamanho do Meu Universo



"Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós."
(Gênesis 45.5)

Qual é o tamanho do seu universo?


Cuidar do futuro é uma constante preocupação da mente humana. Passamos todo tempo Presente a nos preocupar com o Futuro. Saber o que vai acontecer. Prever o que talvez iremos viver. Vivemos a maior parte da vida preocupados com situações que nunca se tornaram realidade. Isto é um fato. E qual é então a solução? O que precisamos fazer para não nos deixarmos levar por estes pensamentos?

Quando José fez saber a seus irmãos que ele, agora o governador do Egito, era o irmão que eles haviam vendido há muitos anos atrás, ele não o fez com o coração tocado pela vingança, mas contemplava a grandeza dos planos de Deus. Ele disse aos seus irmãos que não se entristecessem, ele mesmo não estava triste por eles o terem vendido como escravo. Como isto é possível?

Ao olharmos para algo que não compreendemos temos a tendencia de não se preocupar muito, e de desviar nossa atenção para outras coisas. Não costumamos ficar pensando em como funciona um moderno celular, apenas usamos ele. Da mesma maneira não atentamos ao real significado de nossas vidas, nos contentamos em ir vivendo, um dia depois do outro, com os medos, preocupações e desafios comuns da vida. Mas isto é tudo? é a nossa melhor opção mesmo?

Não, não é esta nossa melhor opção. Podemos viver por viver, respondendo a cada dificuldade conforme ela aparece, mas - se quisermos - podemos viver com uma consciência mais elevada a respeito dos assuntos desta vida. Ao invés de ver apenas o que está dentro de nós podemos passar a ver o que está ao nosso redor, e aos poucos ampliar esta visão para enxergar as inter-relações existentes no universo. E por falar em universo, qual é o tamanho do seu universo? Você sabia que o "seu universo" tem um tamanho específico? E que cada ser humano tem o "seu universo" particular? O seu universo pode se resumir a apenas sua própria vida, o que você faz, tem, pensa, usa, compra, etc. Pode ser também que seu universo seja um pouco mais abrangente e alcance alguma outra pessoa. Talvez ele tenha uma abrangência maior e alcance também toda sua família. A verdade é que a maioria das pessoas pára por aqui. Raramente o universo de uma pessoa vai além de algumas dezenas de pessoas. Nos esquecemos que vivemos na companhia de centenas de pessoas, em um pais com milhões de pessoas, que formam um planeta de bilhões de seres humanos, em meio a um universo gigantesco. Nos esquecemos de tudo isto e olhamos para o nosso universo particular: Eu, na terra dos meus sentimentos girando ao redor de meus próprios pensamentos.

Certo, interessante você dirá, mas o que isto tem a ver com a reflexão que estávamos fazendo? Pois bem eu explico em uma palavra: Tudo! Explicando com várias palavras: Foi perguntado logo acima como era possível José não estar triste, magoado ou ainda desejando se vingar de seus irmãos, e a resposta é: Ele não estava olhando para sua própria dor, ele olhava para os propósitos do Deus que governa o universo. E o Deus de José governava um universo realmente grande, que não se resumia ao universo apenas de sua vida, mas alcançava todas as pessoas que José conhecia, desde os egípcios até - e principalmente - a sua família.

Se cremos que Deus governa nosso universo, precisamos ver até onde vai este nosso universo, pois se o nosso foco não for além de nossa própria vida, poderemos nos desesperar diante de qualquer fato um pouco mais distante. Se, no entanto, tivermos a noção que Deus tem poder sobre tudo o que acontece na terra e no céu, nossa confiança estará fortalecida, e mesmo em meio a lutas e dificuldades não perderemos de vista a Bondade e a Sabedoria de Deus, nem nos grandes acontecimentos, nem nos pequenos detalhes da vida.

Viver preocupado com o futuro não é bom, mas é o que quase todos estão fazendo. O que precisamos então para não nos prendermos a esta situação? A resposta é: Acreditando que Deus fez tudo o que fez por um bom propósito. E o que quer que venha a fazer será pelo mesmo motivo. Creditar a Deus justiça em todo tempo, este é o segredo da vitória de alguém que teme a Deus. Foi o que José fez, é o que nós podemos fazer também, se quisermos. Façamos, pois, a melhor escolha, e desfrutaremos também das melhores bençãos.

Perguntas para Reflexão:


1) Confio que Deus sabe o que está fazendo?

2) Qual o tamanho do meu "universo"?

Reflexão na Prática


Leia hoje o emocionante capítulo 45 do livro de Gênesis.

Seleção de Reflexões Evangélicas


Confira agora esta seleção de Reflexões Evangélicas!

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.