A Oportunidade de Recomeçar

A oportunidade de Recomeçar

A oportunidade de Recomeçar


"Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano."
(Êxodo 12.2)

Calendário Novo, Vida Nova



Se você estiver lendo o livro de Êxodo comigo, um capítulo por dia, hoje estará no capítulo 12 e irá observar que Israel finalmente está saindo do Egito, depois de 430 anos. Conforme as promessas de Deus.

Neste capítulo vemos os comandos de Deus a Moisés e Arão para que os filhos de Israel celebrem a Páscoa. Antes, no entanto, vemos Deus dizendo: "Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano." E se não nos detivermos um pouco na leitura, nos parecerá algo normal e até simples, algo que não tem maiores implicações, porém ao observar melhor vamos perceber um fato muito importante: Deus estava iniciando o calendário do povo israelita.

Deus não queria apenas tirar o povo da escravidão, Deus deseja lhes dar uma nova oportunidade, uma oportunidade de recomeçar, um novo tempo. O cordeiro, para Deus, representava o recomeço, o perdão, a libertação, a salvação. Um cordeiro seria morto, e na morte do cordeiro uma nova vida para os israelitas teria início. Deus já havia planejado tudo. E tudo correu como Deus planejou. O povo celebrou a Páscoa, conforme a orientação do Senhor, e o livramento aconteceu.

Hoje estamos vivendo um tempo muito parecido com este citado em Êxodo: Jesus Cristo, o cordeiro de Deus, foi sacrificado na Páscoa para que nós, através da sua morte, tivéssemos uma nova oportunidade. Ele por sua vez reiniciou o calendário não dos Judeus, mas de todos os povos da terra, e é por isto que hoje utilizamos as notações que calculam as datas como antes ou depois de Cristo. Assim como a Páscoa dos Judeus trouxe libertação e dividiu o tempo para eles, a Páscoa de Cristo dividiu o tempo para a humanidade e nos libertou para uma nova vida. Assim como o povo de Israel nós também precisamos marchar em direção a terra prometida, enfrentando tudo por amor a Deus. Deus tem nos libertado, resta-nos marchar para fora do Egito, e a parte que nos cabe Ele não fará. Mas no que não podemos fazer, fará até o impossível acontecer, se isto for necessário para nos abençoar.

Na morte do Cordeiro de Deus encontramos uma oportunidade de recomeçar nossa vida. Por meio de seu sangue temos acesso a Graça de Deus.

"E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito." (Êxodo 12.13)

Os israelitas foram excluídos do castigo, mas nós temos recebido a oportunidade de sermos incluídos na benção de Deus. Não se esqueça, Deus tem nos dado uma oportunidade de ouro, de recomeçar, de ter uma nova vida, de reescrever nossa história com letras desenhadas pela mão de Deus.

Perguntas para Reflexão:


1) Estou valorizando as oportunidades que Deus tem me entregado nesta vida?

2) Vejo cada dia como uma oportunidade de recomeçar?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 12 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.