Dia e Noite

Dia e Noite

Dia e Noite


"E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho, e de noite nuca coluna de fogo, para os alumiar, para que caminhassem de dia e de noite."
(Êxodo 13.21)

Dia e Noite



O Povo de Deus saiu do Egito a caminho do deserto em direção a Canaã.

Na Bíblia o Egito representa o mundo, bem como seu sistema, que busca de diversas formas afastar o homem de Deus. O Deserto representa, entre outras coisas, as provações e privações que passamos em alguns momentos nesta caminhada. Canaã é a terra prometida, representando a Jerusalém celestial que buscamos alcançar ao final da caminhada.

Aqui temos uma boa e uma má notícia.

A má notícia é que se sairmos do Egito em direção a Canaã teremos que passar pelo deserto. Jesus disse: "no mundo tereis aflição" - Mas também disse: "mas tende bom ânimo; eu venci o mundo." (João 16.33) - de toda forma esta caminhada não é fácil: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;"

A boa notícia, no entanto, é que nesta caminhada em direção a Terra Prometida Deus não nos deixará só. De Dia e de Noite Ele estará conosco. Em todos os momentos nos auxiliando. E quando lá chegarmos, teremos a plena certeza que foi o braço estendido de Deus o motivo da nossa conquista. Deus não tem nos deixado, antes tem nos ajudado em cada dificuldade, no calor do meio dia tem enviado seu refrigério, no frio da madrugada tem nos aquecido com seu amor. Nas vezes em que caímos Ele nos estende as mãos. Nas frustrações e fracassos tem nos sustentado de pé. Ele nos enviou a Terra Prometida, e Ele também decidiu seguir viagem junto conosco.

"Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Josué 1.9)

Em cada momento, Dia e Noite, Ele tem sido nosso consolo, nossa força, a luz que ilumina o caminho, a sombra que ameniza o sofrimento, o renovo que nos faz caminhar, o Maravilhoso Deus que nos sustenta - Dia e Noite!

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho demonstrado gratidão ao Deus que - com tanto amor - cuida de mim?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 13 de Êxodo.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.