A Misericórdia e a Justiça

A Misericórdia e a Justiça

A Misericórdia e a Justiça


"Quebradura por quebradura, olho por olho, dente por dente; como ele tiver desfigurado a algum homem, assim se lhe fará."
(Levítico 24:20)

A Misericórdia e a Justiça



Tudo na vida é vida é questão de foco. Se você tem um foco específico em um objetivo acabará por se aproximar dia após dia dele, e é claro, ficará cada dia mais distante de outros objetivos diferentes, pois o foco significa se concentrar em algo e ignorar o restante. O Povo de Israel passou por uma situação parecida, eles receberam a Lei de Deus, conheceram Sua Justiça e contemplaram Sua Glória. Eles receberam uma lição grandiosa sobre a Justiça de Deus.

Porém, como costuma acontecer com todos nós, quando eles aprenderam esta lição acabaram lançando todo seu foco nesta qualidade de Deus, e deixaram de ver muitas outras, olharam para o Deus de Justiça e se esqueceram de ver que Ele também é o Deus de Misericórdia. Nós corremos este risco constantemente, risco de olhar para a Justiça e não ver a Misericórdia.

Jesus nos ensinou que não devemos proceder desta forma, pois não é assim que Deus nos ensina, o exemplo de Deus em tudo que faz é um exemplo de misericórdia constante. Ele derrama dos céus chuva sobre bons e maus, sobre justos e injustos, isto Ele faz por misericórdia.

"Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mau; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes. Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mateus 5:38-48)

Nós somos convidados a sermos imitadores de Deus, como filhos amados.

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento." (Mateus 9:13)

Deus é Deus de Justiça ou de Misericórdia? Nós, seres imperfeitos, temos dificuldade de compreender que estas duas qualidades podem coexistir em uma só pessoa, mas Deus não tem esta limitação. Deus é Deus de Justiça e também é Deus de Misericórdia.

Perguntas para Reflexão:


1) Tenho exercitado a Misericórdia, ou apenas a Justiça?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 24 de Levítico.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.