Examine-se

Examine-se

Examine-se


"E, se uma pessoa tocar alguma coisa imunda, como imundícia de homem, ou gado imundo, ou qualquer abominação imunda, e comer da carne do sacrifício pacífico, que é do Senhor, aquela pessoa será extirpada do seu povo."
(Levítico 7.21)

Examine-se



Este texto foi direcionado para os Israelitas, isto é certo, mas tem muito a nos ensinar. Sabemos que hoje não temos mais necessidade de realizar sacrifícios para obter perdão de pecados, pois Jesus Cristo já realizou o Sacrifício Perfeito, porém ainda temos algo a fazer continuamente:

"Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos." (João 6:53)

Os Judeus ao ouvirem Jesus falar estas palavras logo - é claro - se escandalizaram, mas o que eles não compreendiam é que Jesus estava se referindo ao que chamamos hoje de Santa Ceia, um momento em que - pela fé - participamos do Pão e do Cálice, representando o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo. Pela fé, nós testificamos através deste ato que cremos que Jesus morreu em nosso lugar, e que através do derramar de Seu Sangue nós temos remissão de pecados.

Porém, nós sabemos, não basta participar deste ato de fé e continuar pecando. Se ao povo de Israel foi avisado que quem estivesse impuro e comesse carne do sacrifício seria eliminado do seu povo, nós também temos o nosso aviso hoje:

"Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor." (1 Coríntios 11:27)

Deus não mudou, e continua fazendo separação entre os que servem a Ele e os que não servem, entre os que temem a Deus e os que não temem, entre o Justo e o Injusto. Que possamos estar atentos, vigilantes, para não nos achegarmos a Deus com um coração duro, confiando em nossa própria justiça, mas sim firmados na Graça de Deus que está em Cristo Jesus.

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice." (1 Coríntios 11:28)

Perguntas para Reflexão:


1) O que posso aprender com a orientação de Deus a Israel?

2) Tenho me examinado para não participar indignamente da Ceia do Senhor?

Reflexão na Prática


Leia hoje o capítulo 7 de Levítico.

Gilliard Lima

Seleção de Reflexões

Confira esta Seleção de Reflexões Evangélicas!

- Reflexão publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.