Os Planos de Deus Não Podem Ser Frustrados - Gênesis 24

Os Planos de Deus Não Podem Ser Frustrados

Os Planos de Deus


"E sucedeu que, antes que ele acabasse de falar, eis que Rebeca, que havia nascido a Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, saía com o seu cântaro sobre o seu ombro." (Gênesis 24.15)

Os Planos de Deus Não Podem Ser Frustrados


Abraão - após a morte de Sara - olha para o seu amado filho e nota que ele já não é mais um menino, ele havia crescido e já era um homem. E abraão sabia que, assim como ele, Isaque iria precisar da presença de uma mulher sábia para lhe acompanhar na Jornada da Vida. Também sabia das promessas de Deus que recaiam sobre a vida de seu filho, de que ele seria pai de uma grandíssima descendência. Foi neste tempo que ele enviou seu servo para ir a sua terra buscar uma mulher para Isaque, pois sabia que não deveria buscar esposa para ele das filhas dos cananeus, pois este era um povo idólatra e que não tinha temor de Deus.

Eliézer, o Servo de Abraão vai até a Mesopotâmia e lá fala com Deus em seu coração pedindo auxilio para saber quem haveria de escolher. No momento que Eliézer abre os olhos eis que vem Rebeca e tudo quanto havia pedido a Deus como confirmação acontece no mesmo instante. O que ele pensou ser um plano seu na verdade era um Plano de Deus.

Deus nos criou a sua imagem e semelhança, e por vezes nos esquecemos que algumas coisas que fazemos são na verdade características que herdamos de Deus. Fazer Planos é uma delas. Deus planejou o encontro do servo de Abraão com Rebeca nos mínimos detalhes. Desde o momento do pedido de Abraão até o tempo de sua viagem, tudo estava bem preparado por Deus. A estratégia de Deus é perfeita, e se revela maravilhosamente durante todo este capítulo 24 no livro de Gênesis. Não houve "se", ou "talvez" que impedisse o agir de Deus. Na verdade quando Deus quer agir, não há quem possa impedir. Não há quem possa vencer Aquele que tem Todo Poder, não é a toa que seu sobrenome é Todo Poderoso, pois é apenas uma de suas inigualáveis qualidades.

Três pedras no caminho do homem


Na caminhada da vida tropeçamos muitas vezes em três problemas:

Esquecer que Deus é Onipresente


O primeiro problema é que no nosso dia a dia nos esquecemos que estamos caminhando debaixo da Graça e da Misericórdia do Todo Poderoso Deus Criador do Universo, e nos deixamos levar por pensamentos que não fazem jus a um Servo de Deus. Deus é Onipresente, ou seja, Ele está em todo lugar - ao mesmo tempo - e não importa em que ponto do universo estejamos, Ele sempre estará ao nosso lado, se nós estivermos firmes em Sua Verdade.

Esquecer que Deus é Onipotente


O segundo problema é que - quando estamos sofrendo com as angústias que o mundo reserva aos que aqui estão - ficamos cegos para ver que de braços abertos Jesus Cristo foi Crucificado para provar que o Amor de Deus não é apenas de palavras, mas de fato e de verdade. Deus é Onipotente, Ele tem todo o poder para fazer o impossível através da Sua Palavra, e nada, nem ninguém, pode impedir que a Palavra de Deus faça o que lhe foi designado. Nem mesmo a morte pode impedir o seu agir, pois o Verbo de Deus - Jesus Cristo - morreu, porém - certo é que - ao terceiro dia Ele ressuscitou.

Esquecer que Deus é Onisciente


O terceiro problema é que não conseguimos compreender a Mente de Deus, e mesmo que tenhamos a Mente de Cristo ainda possuímos muitas limitações por falta de fé, esperança e amor. E quando não compreendemos ficamos em um ponto em que precisamos escolher continuar a caminhada pela fé, ou deixar que o vento da dúvida nos faça retroceder. Deus é Onisciente, Ele sabe de tudo, nós sabemos em parte, e no restante, na parte que não sabemos, o que devemos fazer? Confiamos no Deus que tudo sabe.

O que não podemos nos esquecer, independente do problema que se apresente é que nem mesmo nossa falta de fé afeta o alcance do Poder de Deus. Nem mesmo nossas falhas e limitações poderão "estragar" os Planos de Deus, pois Ele é um Deus extremamente honrado que vela por sua Palavra e se necessário for fará o tempo parar ou mesmo o impossível acontecer para cumprir com seus propósitos em nossas vidas.

Lembre-se:
Os Planos de Deus, além de serem os melhores (melhores que os nossos, inclusive!), nunca poderão ser frustrados, pois Ele está em todo lugar, tem todo poder e sabe de todas as coisas. Quem poderá impedir o Seu agir? Ninguém!

O que fica claro aqui é Deus não obriga ninguém a fazer parte do seu Reino, todos podem escolher. Rebeca fora escolhida por Deus, e teve que decidir se aceitava. E ela fez a escolha certa: "E chamaram a Rebeca, e disseram-lhe: Irás tu com este homem? Ela respondeu: Irei." (Gênesis 24.58) Deus não irá retirar de nenhum ser humano o seu livre arbítrio, sempre poderemos decidir entre seguir a Cristo ou nos sujeitarmos ao domínio do mal. É uma questão de escolha, escolher fazer parte dos planos de Deus.

Deus tinha um propósito maior a cumprir através da vida de Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Ele desejava separar para si um povo zeloso, de boas obras, especial, um povo segundo o seu coração, e havia escolhido a Rebeca para fazer parte deste plano. Ele também tem te escolhido para um plano maravilhoso. Faça como ela fez, aceite o convite do Senhor com confiança, e Ele mesmo se responsabilizará por fazer tudo seguir da melhor maneira.

Perguntas que geram Reflexão


1) O que significa dizer que Deus é Onisciente?

2) O que significa dizer que Deus é Onipresente?

3) O que significa dizer que Deus é Onipotente?

Reflexão que gera Atitude


1) Leia o capítulo 24 de Gênesis.

Gilliard Lima
- Reflexão Bíblica publicada originalmente no site FraseseReflexoes.Net -

Clique aqui e receba estas Frases e Reflexões no seu email!

Utilizamos cookies, localStorage e outras tecnologias semelhantes para personalização de conteúdo, anúncios, recursos de mídia social, análise de tráfego e melhor experiência neste site de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.